quarta-feira, 13 de julho de 2011

Atividade 1.1 Reflexões Iniciais

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Existem vantagens e desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. As vantagens são: informações mais precisas e mais rápidas, variedades, tudo o que se precisa em um só lugar. As desvantagens são: livros encaixotados e a falta de estímulo à leitura. Estamos vivendo momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem, apesar dos baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos, nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo. As novas tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento, criando uma nova cultura da aprendizagem, tornando acessível aos outros. Com as novas tecnologias a escola não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. Vivemos na era da incerteza, é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, a existência de múltiplas interpretações de toda informação. Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas como diz Morin (2001, p. 76) “Conhecer e pensar não significa cegar à verdade absoluta certa, mas sim dialogar com a incerteza”. No ritmo da mudança tecnológica e cientifica em que vivemos ninguém pode prever quais conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão dominar dentro de 10 ou 15 anos. A nova cultura da aprendizagem requer no mínimo, ensinar aos alunos a partir das diferentes áreas do currículo. O aprender dos alunos requer mudar as formas de ensinar de seus professores, exigindo um novo perfil de aluno e de professor.

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